© 2019 por Maria Emília. Criado com Wix.com

  • Maria Emília de Altavila

Possibilidade de Novo Cálculo do IRPJ

Até o momento pouco se fala sobre a possibilidade de alterações na metodologia da apuração do IRPJ e as consequências que tal fato possa provocar, entretanto é louvável enaltecer a iniciativa da Administração Pública em buscar meios de adequar a apuração fiscal ao cenário contábil atual.

De fato, a exigência de duas contabilidades – societária e fiscal – numa só empresa é um verdadeiro desafio ao empreendedor nacional além de encarecer o Custo Brasil, dificultar a transparência e afugentar qualquer investidor estrangeiro em potencial.

A objetividade e simplificação que lastreiam a nova proposta resultam na possibilidade de uma Demonstração do Resultado Fiscal clara e de fácil compreensão, composta por uma nova estrutura de cálculo, com ausência de uma contabilidade fiscal.

Contudo, até que seja implantado, o assunto precisa ser difundido e discutido entre os usuários da contabilidade, principalmente porque esta pode ser a chance de que outras modificações, essenciais e comumente preteridas pela gestão pública, possam ser rediscutidas e finalmente somadas ao pacote de alterações.

12 visualizações